VivaProprietário

Uma nova experiência em anunciar o seu imóvel.

Vinícius Miraglia

--

Convite aceito

No final de 2015 tive uma grata surpresa ao ser convidado para fazer parte da criação de um produto trará uma nova experiência para o mercado imobiliário. Na mesma hora decidi aceitar o desafio em fazer parte do VivaProprietário.

O VivaProprietário é o produto direcionado para os proprietários de imóveis, que desejam alugar ou vender. Até ai, você deve ter se perguntando: "mas qual a novidade nisso?"

Essa foi a mesma pergunta que eu me fiz quando o Eduardo Horvath me convidou para o projeto. Aparentemente parece ser um problema simples de resolver certo? Errado.

Os problemas

Plataformas que permitem que proprietários anunciem seus imóveis não são uma grande novidade no mercado imobiliário. Anunciar não é uma tarefa difícil, o desafio é encontrar a solução mais adequada. Mas qual seria a solução ideal? Hoje o mercado não possui essa resposta. Players tentam desenvolver plataformas que atendam a essas necessidades, mas ainda não conseguiram chegar em uma solução ideal para os usuários.

Dentre todos os problemas existentes, destaco algumas:

  • Cadastros complicados que levam muito tempo para serem preenchidos e não se preocupam com a usabilidade;
  • Falta de transparência no acompanhamento do anúncio publicado;
  • Não existe orientação para proprietários que anunciam pela primeira vez;
  • Ausência do preenchimento completo das informações;
  • Péssima experiência mobile;
  • Falta de suporte técnico.

Processo de desenvolvimento

Após identificarmos os problemas, iniciamos o processo de análise dos mesmos para entender qual seria o primeiro que iria ser resolvido. Depois de muitas reuniões e discussões, chegamos ao consenso que o cadastro é o ponto crítico para o proprietário e para nós. Para nós? Sim, vou explicar.

O cadastro é o primeiro ponto de contato do usúario com a solução VivaProprietário e nesse momento ele pode ter duas reações: desistir ou continuar. Caso ele desista, certamente não recomendará o produto para ninguém ou compartilhará que não teve boas experiências. Se ele decidir continuar, é preciso encantá-lo em poucos segundos para que finalize a experiência proposta. É extremamente importante deixar claro qual é o problema que será solucionado para não frustrar ou alimentos altas expectativas do usuário.

Cadastro simples, rápido e com qualidade

Como já citado anteriormente, o cadastro é o primeiro ponto de contato do usuário com o VivaProprietário. Precisamos encantar a pessoa nos primeiros segundos, fazendo com que ela reconheça valor e que queira continuar conosco. Para isso, adotamos dois mantras para esse processo: simplicidade e qualidade. Simplicidade porque os processos cadastrais do mercado normalmente são burocráticos e confusos, exigindo muito tempo do proprietário. A qualidade do anúncio será o diferencial para despertar o interesse dos usuários do portal VivaReal para os imóveis dos proprietários.

Oferecer uma ótima experiência com alto nível de eficiência é o objetivo a se alcançar. Sabemos que formulários normalmente são chatos, porém necessários e nesse caso, é parte fundamental para criar um anúncio de qualidade. Para isso, levantamos dois pontos importantes:

  1. Obter todas as informações necessárias para cadastrar e publicar um imóvel no VivaReal.
  2. Testar modelos de cadastro que torne o preenchimento em algo simples e agradável.

Entregas e resultados

Somos orientados a mobile first e por isso, começamos a disponibilizar o produto para os sistemas iOS e Android para iniciarmos os testes e captar feedbacks dos usuários. O resultado foi esse:

Welcome

Login

Formulário

Interactions

Resultados alcançados

Com o desenvolvimento desse fluxo, conseguimos alcançar resultados satisfatórios e eliminar o primeiro problema do usuário: dificuldade no cadastro do imóvel

Os vários steps que o formulário exige não afeta no tempo de cadastro e muito menos na experiência. Prova disso é que os usuários estão levando em média 1min20s para concluí-lo e com feedbacks positivos sobre a navegação. E esse foi o objetivo da interface desenvolvida: facilitar o preenchimento e tornar o processo o mais agradável possível. Ela precisa encantar o usuário para que ele tenha vontade de ir até o fim.

Lições aprendidas

Mais do que fazer um cadastro bonito, é necessário deixá-lo funcional, pois é a parte mais dolorosa para o usuário em qualquer aplicativo. Ele quer passar o mais rápido possível por essa etapa para utilizar o produto e resolver o seu problema.

Percebo que muitos aplicativos não se preocupam com o cadastro e focam seus esforços na experiência pós cadastro. Ninguém quer usar um aplicativo que depende de um cadastro ruim. Normalmente eles desistem se a experiência inicial não for minimamente boa. Se atentar aos detalhes faz toda a diferença nas estratégias de attraction. Unir objetividade, clareza na comunicação e elementos gráficos que tornem o produto mais atrativo é o caminho para se diferenciar dos concorrentes e ganhar empatia dos usuários. Não basta ser bonito, precisa ser funcional e esse deve ser o princípio a ser seguido em cada interação do aplicativo.

--

--