A mudança pelo Design

Introduzindo a cultura de Design dentro do Santander

Vinícius Miraglia
2 min readJan 31, 2017

O mercado financeiro é extremamente competitivo e fomentador de inovações. Nos últimos anos, os olhares se intensificaram devido a entrada de startups nesse segmento, as já conhecidas fintechs. No Brasil temos alguns exemplos bem sucedidos como Nubank e GuiaBolso.

Além delas, outras empresas estão desenvolvendo soluções para esse mercado, como Apple, Google, Facebook e Samsung. Elas oferecendo produtos que simplificam o pagamento em ambientes digitais e físicos, eliminando a necessidade de utilizar o cartão e o substituindo pelo smartphone ou até mesmo o smartwatch.

Com o Apple Pay os pagamentos se tornam mais simples e sem dúvidas resolvem um dos problemas que as pessoas possuem, principalmente nos Estados Unidos, devido as burocracias existentes quando se efetua um pagamento com cartão de crédito.

A mudança pela excelência e não pelo medo

É incrível ver como novas soluções estão facilitando a vida das pessoas, simplificando processos burocráticos e focando no que é mais importante. Alguns imaginam que fintechs e empresas de tecnologia vieram para tomar o espaço dos bancos ou assustá-los, mas nós temos uma visão oposta a isso. Acreditamos que eles são fundamentais para fomentar o mercado e estimular soluções mais eficientes para as pessoas.

As mudanças precisam acontecer não somente para facilitar o pagamento, mas sim, em outras frentes que envolvem um banco. Existem muitos desafios e barreiras a serem quebradas e sabemos que é fundamental evoluir, não por medo que alguma empresa tome nosso espaço, mas porque queremos oferecer os melhores produtos para nossos clientes. Assista ao vídeo e faça o questionamento a vocês mesmo: Desde 1983, evoluiu muito ou pouco?

Nosso modelo de trabalho: People first

Hoje um conceito muito difundido no desenvolvimento é o mobile first, ou seja, pensar na mobilidade como em primeiro lugar na criação de uma nova solução. Mas queremos ir além disso. Mais do que ser digital, pessoal ou tecnológico, temos total foco nas pessoas e queremos criar os melhores produtos para atender as suas necessidades. Não queremos impor padrões, download de aplicativos desnecessários ou experiências disruptivas sem necessidade, nós queremos criar um banco que resolva os problemas da melhor maneira possível, servindo de ponte para conectar as pessoas aos seus objetivos.

O Design entra para construir essa ponte entre nossos clientes e o banco, compreendendo suas necessidades e as transformando em produtos mais simples, pessoais e justos. Estamos focados em mudar o cenário atual para melhor, eliminando a possível imagem negativa que as pessoas possam ter de banco para positiva. O Santander está dando grandes passos e as mudanças começarão a aparecer para os nossos clientes.

"Stay Hungry. Stay Foolish — Steve Jobs"

--

--